Vo Van Thuong visitou a sede da Conferência Episcopal na cidade de Ho Chi Minh e confirmou os novos cursos da realação entre Santa Sé e a nação asiática
Da redação, com Vatican News
O presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, e o Papa Francisco, em 27 de julho / Foto: Reprodução Reuters
Nesta segunda-feira, 7, o Presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, reuniu-se com a Conferência Episcopal do país em sua sede na cidade de Ho Chi Minh. A visita foi realizada após sua audiência com o Papa Francisco, no Vaticano, e da assinatura do histórico Acordo sobre o Estatuto do Representante Papal Residente e do Escritório do Representante Papal Residente no Vietnã, em 27 de julho.
Agradecimento do presidente pelo trabalho da Igreja e do Papa Francisco
Por sua vez, o Presidente Van Thuong reconheceu a contribuição e o serviço oferecido pela Igreja Católica à sociedade vietnamita, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Em seguida, falou de sua recente visita à Europa e, em particular, ao Vaticano em 27 de julho. Ele disse que ficou impressionado com seu encontro com o Papa Francisco, especificamente pelo fato de que a audiência durou mais do que o esperado, e pelas palavras dos Santos Padres sobre a fraternidade humana que o Presidente apreciou muito, afirmando que o Vietnã está caminhando nessa direção.
O religioso também expressou seu apreço pelas palavras do Papa sobre a necessidade de ouvir os outros, colocando-se no lugar dos outros para compreendê-los melhor.
Padre Đào Nguyên Vũ, chefe do Secretariado da Conferência Episcopal Vietnamita, apresentou a seguir as atividades da Igreja no país, oferecendo uma visão geral das instituições católicas no Vietnã e afirmando que a Igreja no Vietnã só administra creches, mas não outra instituição de ensino. O presidente garantiu que vai analisar o assunto.
Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal Vietnamita felicitou o chefe de Estado vietnamita pelo sucesso de sua visita à Europa.
O arcebispo Nguyễn Năng também falou do trabalho da Igreja Católica a serviço do país.
Finalmente, os bispos homenagearam o presidente Van Thuong com dois presentes: uma foto dele e de sua esposa com o Papa Francisco durante a audiência e a Encíclica Fratelli Tutti traduzida para o vietnamita.
As relações entre Vietnã e a Santa Sé
Durante a recente visita oficial do presidente vietnamita ao Vaticano, as duas partes expressaram grande apreço pelo significativo progresso das relações bilaterais e pelas contribuições positivas oferecidas até agora pela comunidade católica do país.
As relações entre a Santa Sé e o Vietnã foram interrompidas em 1975, mas tiveram avanções animadores desde 1990, um ano depois que o então presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o falecido cardeal Roger Etchegaray, pôde fazer uma visita oficial ao Vietnã o primeiro de uma série.
Fonte: Vatican News