O próximo Sínodo em 2018, no qual osbispos de todo o mundo e especialistas refletirão sobre “Os jovens, a fé e o discernimento”, tem uma novidade: também está sendo preparado online.
Pela primeira vez, graças a uma iniciativa promovida pelos espanhóis Rafael Mira e Leticia Soberón, será usada a “inteligência colaborativa” para organizar as conversas prévias com tecnologias digitais de última geração, criar uma consciência maior na comunidade e tomar decisões melhores.
A primeira diocese que experimentou esta inovação foi a de Pádua, na qual um grupo de jovens colocará em jogo de forma mais eficaz a participação, partilha, diálogo e criatividade dos jovens entre 18 e 35 anos provenientes de paróquias, associações e movimentos eclesiais.
Por exemplo, no dia 17 de fevereiro, no sitewww.giovanipadova.it, pediram aos jovens da diocese, reunidos em pequenos grupos em vários pontos espalhados por todo o território, que escolhessem algumas palavras que pudessem traduzir o termo “Sínodo” a fim de torná-lo mais compreensível aos jovens do mundo.
Az discussões podem ser acompanhadas à distância graças à plataforma Collaboratorium (www.collaboratorium.it), que permite acompanhar em tempo real o seu desenvolvimento.
Fonte: ACI Digital