Queridos irmãos e irmãs internautas é com imensa alegria que nesse mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus temos a graça de vivenciar também a graça de Pentecostes, tempo do nascimento da Santa Igreja Católica que desde sempre é assistida pelo Espirito Santo.
Hoje nota-se em muitos agentes pastorais, mesmo pessoas consagradas, uma preocupação exacerbada pelos espaços pessoais de autonomia e relaxamento, que leva a viver os próprios deveres como mero apêndice da vida, como se não fizessem parte da própria identidade. Ao mesmo tempo, a vida espiritual confunde-se com alguns momentos religiosos que proporcionam algum alívio, mas não alimentam o encontro com os outros, o compromisso no mundo, a paixão pela evangelização. Assim, é possível notar em muitos agentes evangelizadores – não obstante rezarem – uma acentuação do individualismo, uma crise de identidade e um declínio do fervor. São três males que se alimentam entre si.
(Carta Enciclica Evangelium Gaudium 78)
Neste trecho o papa Francisco nos adverte sobre o individualismo e o desejo de alcançarmos mesmo dentro da Igreja uma elevação que nos satisfaça, levando-nos ao prazer de fazer algo e de ser reconhecidos pelo que estamos realizando, isso é um assunto que deveria nos levar a refletir, pois o Senhor nos criou para sermos felizes, juntos na alegria de realizarmos tudo para a glória de Deus e não para mostrarmos que fizemos algo. Assim vivemos uma vida comum, sem o aprofundamento espiritual que somos chamados, mais ficamos na margem do fazer e esquecemos de ser.
Algo destacado pelo Santo Padre, é a não paixão pela evangelização, o desejo de levar Jesus aos corações, o desejo de estar com o outro, causado pelo relaxamento da identidade original a qual devemos viver que é de levar o Senhor as pessoas.
Tudo causado pelo desanimo interior, a falta de fervor, de busca de conhecer a verdade da palavra e do santo Magistério, mais ao contrario a busca do relaxamento, das coisas supérfluas, do relativismo religioso que nos afasta do sentido real de nossa fé.
Que busquemos dia após dia, o sentido pleno de nossa fé, transmitida pela Igreja na palavra anunciada e em seu magistério e tradição, mais o autentico magistério, não falas pessoais de alguns.
Que a Virgem Santíssima Mãe da Igreja, São Pio de Pietrelcina e Santa Teresinha do Menino Jesus interceda por você e sua família.
Que o amor do Crucificado, esteja em seu coração!!!!
Reginaldo Rodrigues
Fundador Com. Árvore da Cruz
fundador@arvoredosacruz.com.br