A Abordagem de Formação Humana é uma forma de empoderar o sujeito para que este possa se reaproximar de sua possibilidade de auto-regulação, resgatando o olhar sobre si mesmo, apropriando-se de sua vida, seus sonhos, da sua história e de seus potenciais. A Formação Humana busca encorajar o indivíduo em uma busca curiosa e criativa por si mesmo, possibilitando assim uma melhor expressão do seu mundo interior no contato com meio, provocando dessa forma, uma lenta ruptura com a expectativa social, sem abrir mão da necessária confirmação do nosso ser em relação ao olhar do outro. Então o indivíduo, aceito e confirmado em si mesmo, passa a se perceber inteiro e singular nas relações possibilitando assim uma abertura maior para o encontro.
Este processo passa pela retomada de consciência da Sabedoria Orgânica que é uma força da natureza presente no Ser Humano e em todos os seres vivos. Uma capacidade inata e singular que remete ao poder de auto-regulação organísmico. A Sabedoria Orgânica se manifesta através das escolhas, da intuição, dos sonhos, do impulso para vida, da criação, dos instintos, da percepção. É uma capacidade que, apesar de inata, é única e singular. Uma força ética natural de construção e transformação da qual surge a força motriz da existência. Esta sabedoria não é um objetivo ou um lugar ao qual se pretende chegar, mas um movimento, um processo. Não é algo acabado, ou um poder misterioso, mas um centro em movimento, irregular e caótico muitas vezes.
A Formação Humana passa pelo pulsar da vida, da alegria, da tristeza, da raiva, do amor, do ódio. Um entendimento responsável e acolhedor sobre o si mesmo. Um processo de resgate do ritmo e da poesia da vida.